Situações em que deve pedir empréstimo
Comprar um carro, liquidar uma dívida, remodelar a casa ou apartamento, pagar uma despesa médica inesperada. São várias as situações em que pedir empréstimo parece a melhor solução.
E em muitas delas, de facto, é uma ótima alternativa. Contudo, para descobrir se realmente vale a pena, é importante ter alguns fatores em consideração.
Hoje vamos explicar em quais situações é vantajoso recorrer a esta solução para que possa tomar a decisão de forma tranquila e segura.
Pedir empréstimo: Afinal, quando vale a pena recorrer a esta solução?
Para os mais conservadores, a resposta para esta pergunta seria nunca. Entretanto, os empréstimos não precisam, necessariamente, de ser vilões na vida financeira.
Quando se planeia e pondera é uma solução muito bem-vinda, especialmente em emergências.
A regra de ouro para saber se vale a pena pedir empréstimo é ter consciência se terá dinheiro para saldar o crédito. Portanto, analisar detalhadamente a situação financeira é o primeiro passo para fazer um bom negócio.
Para isso, reflita acerca das seguintes questões:
- Como estão as suas contas?
- Qual é o objetivo da solicitação de crédito?
- Terá condições de administrar o empréstimo, pagar as prestações e os seus gastos pessoais?
Esta é a base para que possa contratar o empréstimo e não acabar endividado no futuro. Veja a seguir algumas situações em que deve pedir empréstimo:
1 - Situações de emergência
Situações de emergência podem envolver inúmeros cenários como o desemprego repentino, um acidente, um tratamento médico, o arranjo do carro, entre outros.
Nestes casos, se não possui uma reserva, recorrer a esta alternativa certamente é a melhor solução, desde que faça o devido planeamento para pagá-lo.
Em tais situações, o crédito pessoal costuma ser a opção mais viável, uma vez que pode ser contratado sem uma finalidade específica.
2 - Remodelar a casa
A manutenção de um imóvel pode exigir um montante considerável. Portanto, seja para implementar melhorias ou até mesmo solucionar algum problema já existente, o empréstimo também se apresenta como uma boa solução.
E o melhor é que existem linhas de crédito específicas para essa finalidade, com condições bastante atrativas para o consumidor.
3 - Quando o crédito vai criar um retorno maior
Se precisa de dinheiro para realizar um investimento com boas previsões de retorno, vale a pena considerar a contratação de um empréstimo. Especialmente se a estimativa dos resultados supera o valor pago pelo crédito.
Muitos empreendedores apostam nesta alternativa para abrir o próprio negócio, investir na expansão ou até mesmo ampliar o stock em períodos sazonais.
4 - Investir em educação
Se tem algo que pode transformar as nossas vidas é a educação e uma boa formação. Portanto, se não consegue colocar os seus projetos académicos em prática por falta de dinheiro, pedir empréstimo também é a melhor alternativa.
Existem créditos direcionados especificamente para a formação, com condições bastante flexíveis para quem se encontra nessa fase de vida.
Mais uma vez é importante relembrar. Em todas estas situações é importante que a contratação do empréstimo seja feita de forma consciente e com planeamento.
Só com estes cuidados é que consegue garantir que ao pedir empréstimo não ficará numa má situação financeira. Tome todas as precauções e assim será capaz de realizar os seus objetivos sem imprevistos!