Como realizar a simulação de um empréstimo pessoal
Todos nós em algum momento já realizamos uma simulação de um empréstimo pessoal.
Isso porque o mesmo é uma ótima maneira de adquirir um carro ou mota própria, mobilar ou reformar algum imóvel ou até mesmo viajar.
A verdade é que é sempre você quem define o que fazer com o dinheiro. Mas é preciso ter cuidado na hora de realizar qualquer tipo de empréstimo. Por isso, antes de contratar faça uma simulação do empréstimo pessoal e informe-se para que tudo dê certo.
Simulação de um empréstimo pessoal: O que deve ter em consideração
A simulação é uma maneira inteligente para não pagar juros abusivos num empréstimo pessoal.
Deste modo, consegue analisar as ofertas em diversos lugares antes de contratar o empréstimo. A par disso, é a única maneira de fazer uma escolha informada, garantindo que escolhe a melhor forma de pagamento e a solução que seja mais atraente.
A afinidade dos consumidores por empréstimos pessoais é algo compreensível. Isso porque, comparado com alternativas como os cartões de crédito, os empréstimos pessoais possuem várias vantagens importantes.
Existem inúmeros benefícios que o empréstimo pessoal oferece, analise e escolha bem antes de efetuar um empréstimo. Os principais benefícios são:
1 - Potencial para uma taxa de juros mais baixa do que um cartão de crédito
As taxas de juros dos empréstimos pessoais normalmente são inferiores às taxas de juros de cartão de crédito. Sendo assim, é vantajoso realizar um empréstimo pessoal ao invés de pagar com o cartão de crédito.
E, dependendo do valor do seu vencimento mensal, o plafond pode ser bastante interessante.
2 - Não é necessária nenhuma garantia
Na grande maioria dos casos, a realização de um empréstimo pessoal é realizada sem que as financeiras exijam que os clientes coloquem garantias para a sua realização.
Claro que se falarmos de créditos pessoais com valores muito altos, aí sim poderá haver a necessidade de uma garantia.
3 - Mais fácil de gerir do que várias contas de cartão de crédito
Um único empréstimo pessoal de taxa fixa com um montante fixo é muito mais fácil e tranquilo de gerir do que várias contas de cartão de crédito com diferentes limites de gastos, datas de vencimento de pagamento, taxas de juros, e políticas do emissor.
Se sabe que precisa de efetuar por exemplo uma compra ou um pagamento no valor de 5.000 euros, por que não solicitar um único empréstimo pessoal nesse valor ao invés de usar vários cartões de crédito com limites de gastos de 1.500 euros cada?
4 - Cronograma previsível
Empréstimos pessoais são empréstimos parcelados com taxas e parcelas fixas, prazos de pagamento e pagamentos mensais.
No ato da aprovação do empréstimo irá saber exatamente quanto precisará pagar por mês, quantos pagamentos mensais precisará fazer e qual o custo total de juros ao longo da vida do empréstimo.
Já as linhas de crédito rotativo, como cartões de crédito e crédito de ações, não são tão previsíveis quanto os empréstimos pessoais. A única constante é a data de vencimento do seu pagamento mensal.
Tenha em mente que o seu pagamento mensal mínimo exigido depende da sua utilização de crédito e a sua taxa de juros está sujeita a alterações nas taxas de referência. Portanto, solicitar um empréstimo pessoal é a melhor solução e uma boa maneira de obter controlo e ter uma previsão dos gastos.
5 – Prazos de pagamento maiores
A maioria dos empréstimos pessoais facilitam os prazos de pagamento. Existem inúmeras maneiras de solicitar a forma de pagamento do empréstimo pessoal.
Combine a melhor data, melhor valor de parcela e a melhor quantidade de parcelas do valor solicitado. Mas, lembre-se sempre que quanto maior o número de parcelas, consequentemente a taxa de juros que irá pagar será maior.
Como realizar a simulação de um empréstimo pessoal?
Realizar uma simulação antes de fazer um empréstimo pessoal pode oferecer-lhe inumeras alternativas de métodos de pagamentos e taxas de juros mensais e anuais.
Para realizar uma simulação é simples, e a maior parte das entidades financeiras têm no próprio site uma parte relacionada a solicitação de empréstimos pessoais.
Para a realização é necessário apenas ter mais de 18 anos, preencher os dados da ficha de registo e enviar a documentação para análise.
Após a aprovação da ficha irá aparecer as opções de empréstimos pessoais, compare as opções apresentadas e escolha a que irá atender melhor os seus requisitos.
Desta forma, vai garantir que tem efetivamente o controlo do seu empréstimo e dos juros que irá pagar. Resumindo, o passo a passo é:
- Passo 1: Informe o seu perfil e preferências.
- Passo 2: Compare os produtos disponíveis para o seu perfil.
- Passo 3: Analise a adquira a melhor opção para você.
Analisando bem irá conseguirá escolher a melhor opção, resolver os seus problemas e usufruir dos benefícios de um empréstimo pessoal.
E, se precisar de alguma ajuda ou apoio, não hesite em contactar pois estamos à sua inteira disposição.