O que são e como funcionam as contas a prazo
As entidades bancárias oferecem aos clientes diferentes possibilidades de investimentos para garantir rentabilidade do dinheiro no banco.
Entre estas opções estão as contas a prazo, também conhecidas como depósitos a prazo. Estas consistem na alternativa de investimento mais comum entre os portugueses.
A seguir vamos explicar o que são e como funcionam estas contas, e como se diferenciam das contas poupança.
Contas a prazo: Tudo o que precisa saber
Não confunda uma conta à ordem com uma conta a prazo, já que esta consiste, basicamente, num sistema de depósitos de determinado montante por um período temporal previamente acordado.
O montante depositado gera rendimento através da aplicação de uma taxa de juro. Essa também previamente acordada com a instituição, e que varia de acordo com o montante que foi depositado.
Este produto financeiro é considerado seguro para o cliente bancário, já que não implica perda do capital investido. Caso haja necessidade do cliente movimentar o dinheiro antes do prazo, sofrerá uma penalização em relação aos juros a receber.
Os juros a receber podem ser incorporados no valor a depositar ou podem ser pagos apenas no dia em que o prazo vencer. É importante ter em conta que quanto maior for o prazo acordado maior irá ser o montante de juros que irá receber.
O mercado financeiro conta com a oferta de diversas tipologias de conta a prazo, com diferentes características como a possibilidade de reforço frequente do montante, e outras que não permitem qualquer tipo de reforço.
Além disso, algumas não permitirem a mobilização de capital, o que significa que durante o período em que o contrato se encontra em vigor, não poderá mexer naquele dinheiro.
Por isso é muito importante estar atento às condições do contrato antes de abrir a conta. De qualquer forma, as contas a prazo são uma ótima maneira de poupar dinheiro e ainda contar com a sua rentabilidade.
Sobre as diferenças entre contas a prazo e contas poupança
Apesar de terem o modo de funcionamento bastante semelhante, as contas a prazo e contas poupança diferem em alguns aspectos.
A conta poupança também é um tipo de depósito sobre o qual são pagos juros. E neste caso, o cliente pode escolher de quanto em quanto tempo recebe os juros, sendo que geralmente é necessário um valor mínimo para possibilitar a abertura da conta.
Realizada a abertura, o cliente poderá fazer depósitos durante a vigência da conta, além de o montante poder ser levantado a qualquer momento.
Os juros pagos serão calculados de acordo com o tempo em que o dinheiro está na conta.
Por outro lado, conforme mencionamos, nas contas a prazo, a depender da tipologia, o montante não poderá ser movimentado. Ou caso seja, haverá penalização o que pode resultar em perda do investimento.
Qual oferece mais vantagens?
Em relação aos benefícios de uma conta a prazo ou uma conta poupança, a melhor opção vai depender muito de cada caso.
Ambos os investimentos são considerados seguros, e ideais para aquele perfil de clientes mais conservadores. Entretanto, se acredita de precisará movimentar o dinheiro com frequência, então a conta poupança será a melhor alternativa.
Há ainda a possibilidade de aderir às duas modalidades de conta. Ou seja, é possível investir parte do dinheiro numa conta poupança a qual poderá movimentar, e parte numa conta a prazo, e assim aguardar até o final do prazo acordado com o banco.
O fato é que escolhendo uma conta a prazo ou uma conta poupança estará a cuidar do seu dinheiro e gerando um reforço financeiro que poderá ser muito bem aproveitado no futuro.