Deve ou não usar um simulador de crédito a habitação
Alguma vez ponderou usar um simulador de crédito habitação?
Adquirir casa própria faz parte dos sonhos de praticamente todas as pessoas que atingem certo nível de maturidade e estabilidade profissional. Entretanto, são poucos os que conseguem concretizar este sonho com recursos próprios.
A maior parte dos portugueses que almeja obter um imóvel certamente irá recorrer ao crédito habitação, um dos tipos de empréstimos mais requisitados atualmente. Mas se comprometer com uma responsabilidade dessa proporção exige planeamento.
É aí que entra a importância de contar com um simulador de crédito habitação. Mas se ainda não está convencido disso, acompanhe o artigo a seguir e saiba porque deve usar esta ferramenta.
Simulador de crédito a habitação: Como o pode ajudar?
Quem está a pensar em contratar um crédito a habitação, certamente pretende ir ao banco para receber mais informações sobre o financiamento.
Porém, antes de falar com o gerente do seu banco, é importante estar munido de algumas informações essenciais que pode conseguir de forma rápida e fácil.
Isso é possível através dos simuladores de crédito habitação. Ferramentas importantes que auxiliam no planeamento e preparação antes de adquirir o seu crédito a habitação.
Veja agora alguns dos principais dados fornecidos pelos simuladores.
1 - Taxas de juro
Atualmente, a maioria dos bancos que oferecem empréstimos conta com simuladores no seu site.
Ao realizar diversas simulações entre as mais diversas instituições, será possível comparar as taxas de juro praticadas por cada uma e avaliar qual oferece a melhor proposta para o seu bolso.
2 - Valor das prestações
Ao inserir o valor de financiamento pretendido, o simulador irá aplicar as taxas de juro, e gerar automaticamente o valor aproximado das prestações.
Tendo essa informação antecipadamente, o consumidor é capaz de calcular o quanto pode arcar em relação às mensalidades para não prejudicar o orçamento mensal, e acabar contraindo uma dívida considerável junto ao banco.
3 - Prazo para quitação
Empréstimos voltados para a aquisição de imóveis são de valores elevados. Portanto, os prazos para pagamento também se estendem por muitos anos.
Através dos simuladores é possível ter uma estimativa do prazo para liquidação do empréstimo, e assim se programar da melhor forma possível antes de fechar o negócio.
Um aliado na organização e planeamento das finanças
Considerando todas essas vantagens, podemos afirmar que os simuladores de crédito habitação são grandes aliados para planear e organizar o orçamento.
É preciso ter em mente que um financiamento dessa proporção pode significar uma catástrofe financeira se não for administrado da forma correta. Por isso, um planeamento minucioso é necessário antes de contratar o empréstimo.
Os simuladores são capazes de fornecer informações essenciais e inerentes ao crédito de forma antecipada. Garantindo assim que os consumidores possam avaliar se, de fato, estão aptos ou não para contraí-lo.
Assim, quando chegar o momento de se dirigir ao banco, o consumidor possui maior poder de negociação tendo em vista que está ciente das condições praticadas nas mais diversas instituições bancárias.
Onde é possível realizar a simulação?
Conforme mencionamos, a maioria dos grandes bancos que comercializam empréstimos disponibiliza nos seus sites simuladores próprios.
Basta pesquisar entre as instituições e obter o resultado das simulações de forma muito simples e rápida. Quanto ao funcionamento, eles basicamente operam com o mesmo mecanismo de inserção de dados, portanto não haverá dificuldades.
Mas é importante frisar que para a simulação ser o mais próxima possível da realidade é preciso ter uma boa noção do valor do imóvel que deseja adquirir, quanto pretende solicitar de financiamento, e quanto possui de recursos próprios.
Agora que já sabe da importância do simulador de crédito a habitação, faça sua pesquisa e esteja preparado para fechar um bom negocio!