Como conseguir um crédito pessoal barato
Quando surge a necessidade de pedir dinheiro emprestado a um banco ou alguma instituição financeira, conseguir fazer um bom negócio é o desejo de todos os que se encontram nessa situação.
Quem acha que a oferta de crédito é igual em todos os bancos e entidades está enganado. E existem algumas dicas que podem fazer com que consiga contratar um crédito pessoal barato.
Para isso é preciso entender um pouco sobre como funciona o processo de análise bancária, bem como o que os bancos procuram no momento de aprovar o contrato e oferecer as melhores condições.
No artigo a seguir vamos falar sobre como conseguir o seu crédito pessoal mais barato, a partir de algumas dicas simples.
Crédito pessoal Barato: Siga essas dicas e consiga as melhores propostas
Para quem já fez e refez os cálculos, e chegou à conclusão que os rendimentos não serão suficientes para equilibrar as finanças, talvez seja o momento de considerar contratar um crédito pessoal.
Mas antes de procurar pelo banco ou financeira, saiba como conseguir propostas mais vantajosas e baratas para seu bolso.
1 - Como ter maior poder de negociação com os bancos?
Qualquer um pode pedir dinheiro emprestado ao banco, mas todos sabemos que nem todas as propostas são iguais.
Isso porque os bancos avaliam e aprovam a proposta de crédito de acordo com o perfil de cada cliente. E, alguns apresentam menor risco de incumprimento do que outros. Estes certamente conseguem negociar mais facilmente para reduzir as taxas de juro.
2 - Rendimentos
Trabalhadores com contratos fixos e rendimentos estáveis são mais “bem vistos” pelos bancos na hora de conceder um crédito.
Ter um contrato de trabalho efetivo transmite maior segurança acerca da capacidade de manter as prestações pagas sem atrasos.
3 - Fiadores
Atuar como fiador ou pedir para alguém ser seu fiador nem sempre é agradável. Mas quem pode contar com ele numa operação de crédito estará um passo à frente para conseguir um crédito pessoal barato.
O fiador atua como uma garantia de que o banco não terá prejuízos em relação àquele contrato. Isso porque no caso do titular não conseguir arcar com as prestações é o fiador quem assume a dívida.
4 - Garantias reais
Outra forma de garantir o pagamento do empréstimo é oferecer uma garantia real ao banco, como uma hipoteca de imóvel.
Dessa forma a instituição passa a enxergar menos riscos ao conceder o empréstimo para este cliente.
5 - Taxa de esforço
A taxa de esforço é resultado da relação entre o valor das prestações do empréstimo e o rendimento líquido de quem solicita o crédito.
Quanto maior a taxa de esforço mais difícil será ter o crédito aprovado. Porém se for inferior a 30% aumentam as chances de ter o empréstimo aprovado bem como negociar algumas condições e taxas do contrato.
Tenha um bom relacionamento com seu banco
Apesar de poder contratar um crédito pessoal em qualquer instituição que o ofereça, a probabilidade de conseguir melhores propostas junto ao banco com o qual já possui um vínculo é muito maior.
Mas para isso é necessário que tenha um bom relacionamento com a entidade. Isso significa não possuir débitos, além de ter contas com movimentações que demonstrem ser um cliente ativo.
É interessante, portanto, argumentar estes pontos ao solicitar o empréstimo, pois assim poderá conseguir um contrato com taxas mais baixas e condições mais vantajosas para o seu bolso.
Além destas dicas, nunca é demais lembrar da importância dos simuladores na procura da melhor oferta de crédito.
Essa ferramenta facilita muito a pesquisa entre as inúmeras instituições financeiras existentes, e possibilita a obtenção de informações fundamentais para garantir o melhor negócio.
Portanto, se você quer conseguir crédito pessoal barato siga nossas dicas, pois assim estará munido com as principais informações que podem auxiliar durante a negociação do seu contrato.