Como aproveitar os primeiros dias de saldos
Primeiros dias de saldos – Como os aproveitar
É importante salientar que uma ida aos saldos não se trata de comprar tudo e mais alguma coisa. É preciso controlar-se para não gastar mais do que aquilo que pode.
1 – Veja quanto pode gastar
A melhor forma de aproveitar o primeiro dia de saldos e ter um determinado orçamento disponível para isso. Se não impuser a si própria um limite, o mais provável é que acaba por gastar muito mais do que podia (ou devia).
Desta forma, veja qual o montante que tem para gastar, levante previamente esse dinheiro da sua conta, e deixe o cartão multibanco em casa quando for para o centro comercial.
Desta forma, tem a certeza que não vai definitivamente gastar mais do que esse valor que tem consigo.
2 – Faça uma lista
Se vai aos saldos convém saber aquilo que quer comprar. Para isso é importante fazer uma vistoria ao armário e ao calçado que tem, pois só dessa forma vai saber aquilo que realmente necessita de comprar.
Se por exemplo faz-lhe falta um par de calças e umas botas, não se ponha a comprar ténis e t-shirts só porque achou giros (como é óbvio se o ser orçamento for relativamente alargado poderá fazê-lo).
3 – Não compre só porque sim
Um dos erros mais comuns de quem vai aos saldos é comprar só porque sim! Muitas vezes as pessoas têm tendência a comprar peças que não lhes fazem a mais pequena falta e que muito provavelmente apenas vão utilizar numa ocasião muito específica (por exemplo comprar um vestido de lantejoulas só porque está a 50% do preço não é uma grande compra – a não ser que vá ter um casamento ou uma festa).
Tente comprar sempre coisas que precisa, pois só desta forma é que os saldos valem efetivamente a pena, caso contrário acabam por ser um desperdício de dinheiro.
4 – Lembre-se do futuro
São muitas as mães que aproveitam os primeiros dias de saldos para comprar roupa para os filhos, pois ficam bastante mais em conta.
No entanto, neste caso específico é muito importante lembrar-se do futuro. Se as crianças forem ainda relativamente pequenas e já têm roupa suficiente para esta estação, compre algumas peças já a pensar no próximo ano, altura em que as roupas que vestem atualmente já não lhes vão servir.
5 – Aposte nos básicos
Existem peças de roupa que são básicas e que pode utilizar em praticamente todas as ocasiões. São caso disso as t-shirts neutras (ou seja sem qualquer boneco ou imagem), as calças de ganga ou pretas, malhas (casacos e camisolas), casacos de lã…
Enfim, são uma infinidade de peças que fazem parte do nosso guarda-roupa e que fazem sempre falta. Se apostar nas mesmas, vai ver que consegue com pouco dinheiro obter um look diferente para cada dia e situação.
6 – Evite as tendências
Todos os anos novas modas são lançadas e nem sempre é bom acompanhar as tendências (que por vezes são um pouco estranhas).
Se quer aproveitar bem os primeiros dias dos saldos, não opte por comprar peças especificas de uma estação. Lá porque este ano as calças com padrão tigresa estão na moda, não quer dizer que para o ano vão estar. Pondere bem se vale a pena gastar muito dinheiro numa peça que para o ano provavelmente já não vai estar na moda (e você já não vai usar com quase toda a certeza).
7 - Não vá às compras sozinha
É muito comum que se façam nos saldos (e noutras alturas do ano também) compras por impulso, e quando chega a casa olha ao espelho e já não gosta do que comprou.
De forma a evitar este tipo de situação, dedique uma tarde com a sua mãe ou melhor amiga para irem às compras. Desta forma podem ambas opinar sobre as escolhas que a outra faz e assim quando compra determinada peça já tem a certeza que era exatamente isso que queria.
8 – Analise as lojas online
Se vai de propósito a um centro comercial para comprar uma peça específica, uma boa opção para aproveitar os primeiros dias de saldos é realizar a compra do mesmo online (no caso de haver o seu tamanho e já ter experimentado a peça antes).
Desta forma, não vai ceder à tentação de comprar mais do que aquilo que quer, e vai poupar tempo e dinheiro (é muito importante ver se a loja tem a oferta dos portes, pois no caso de não ter acaba por ser mais económico ir ao centro comercial).
9 – Escolha as melhores horas
De forma a aproveitar melhor os saldos e fazer as suas compras de forma calma e descontraída, é importante que escolha as melhores horas para ir às compras.
Por norma durante a semana e no período da manhã costumam ser as melhores opções, uma vez que a grande maioria das pessoas estão a trabalhar e as lojas ainda estão relativamente arrumadas, sendo mais simples procurar aquilo que deseja (além de que as filas para pagar são também mais curtas).
Agora que já sabe 9 maneiras de aproveitar os primeiros dias de saldos (e os outros dias também), já não há nenhum motivo para gastar mais dinheiro do que aquilo que estava a ponderar.
Vai ver que não é assim tão complicado e que vai conseguir fazer ótimas compras, desde que esteja focada naquilo que está a comprar (sim, por estranho que pareça também é preciso focar-se para andar aos saldos – mais que não seja para não comprar mais do que aquilo que pode).