Receitas com marisco - Estas 7 são de comer e chorar por mais
Quando falamos de receitas com marisco, a verdade é que existem para todos os gostos.
Uma vez que existe uma grande variedade de mariscos, isso permite que haja uma ampla variação gastronómica com este ingrediente.
Assim, se tal como a nossa equipa é apaixonado por estes ingredientes vindos do mar, nada melhor que conhecer algumas receitas divinais.
Temos a certeza que depois de as experimentar vai querer fazê-las com alguma frequência. Conheça-as e faça furor na cozinha.
Receitas com marisco – Conheça 7 dignas de qualquer restaurante
Não é simples escolher apenas 7 receitas com marisco para lhe apresentar. Contudo, recorremos a especialista gastronómicos (os nossos colaboradores) e apresentamos-lhe as 7 receitas vencedoras.
Conheça-as de seguida.
1 - Fondue do mar
Prepare o peixe e o marisco, coloque o óleo a aquecer e vá apreciando o delicioso fondue do mar. Acompanhe com molhos diversos, perfeitos para complementar os sabores do mar.
Ingredientes
· 750 g camarão médio congelado
· 600 g choco limpo inteiro congelado
· 600 g cubos de tamboril congelado
· 1 c. sobremesa sal
· 1 l óleo
Preparação
1. Passe por água todos os ingredientes do fondue.
2. Descasque os camarões, deixando só a cabeça, e corte os chocos em argolas, deixando os tentáculos inteiros e secando-os muito bem.
3. Coloque o óleo no tacho do fondue e leve ao lume até aquecer.
4. Depois de estar quente, coloque-o por cima da lamparina e cozinhe os ingredientes.
5. Acompanhe com o molho verde, molho agridoce e molho de abacate e iogurte.
2 - Ravioli de amêijoa em creme de sapateira
Para que este prato fique perfeito, deixamos-lhe duas dicas: escolha a sapateira que mais se mexer ao toque e rejeite as amêijoas que não se abram ao lume.
Ingredientes para a massa
· 250 g farinha de trigo
· 2 ovos M
· 2 c. de sopa água morna
· qb sal
· qb pimenta
Ingredientes para o recheio
· 2 dentes de alho
· 1 c. de sopa azeite
· 600 g amêijoa preta fresca
· 0,1 dl vinho branco
· qb caldo de abrir a amêijoa
· 1 c. de sopa amido de milho
· qb coentros
· qb azeite (para fritar)
Ingredientes para o creme de sapateira
· 1 c. de sopa azeite
· 1 cebola
· 50 g alho-francês
· 2 dentes de alho
· 2 talos de aipo
· 1 kg sapateira fresca
· qb sal
· 100 ml vinho branco
· 50 ml brandy
· 3 tomates maduros
· 1 malagueta
· qb coentros
· 1 l água
· 75 g farinha de trigo
Preparação
1. Numa tigela, junte a farinha, os ovos, a água, o sal e a pimenta e amasse com as mãos até os ingredientes estarem ligados. Tape com um pano e deixe descansar 30 minutos.
2. Numa frigideira antiaderente, leve os alhos picados, o azeite e a amêijoa ao lume. Regue com o vinho branco e tape. Quando a amêijoa abrir, retire-a para uma travessa.
3. Passe o caldo de abrir a amêijoa com um passador para outra frigideira e leve-o de novo ao lume. Adicione o miolo de amêijoa, os coentros bem picados e o amido de milho, dissolvido em água.
4. Mexa bem e deixe espessar um pouco, durante 2 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
5. Numa bancada enfarinhada, estenda a massa, com um rolo da massa, até ter cerca de 2 mm de espessura. Divida a massa em dois retângulos largos.
6. Disponha o recheio e, por cima, coloque outro retângulo de massa. Corte os ravioli com uma forma redonda e pincele os rebordos com água. Reserve no frio.
7. Numa panela, aloure em azeite a cebola, o alho-francês, os dentes de alho e o aipo grosseiramente cortados. Deixe refogar um pouco e junte a sapateira em pedaços. Tempere com sal, refresque com o vinho branco e o brandy e deixe reduzir.
8. Junte o tomate, metade da malagueta limpa de sementes e finamente laminada (reserve o resto) e os coentros picados (reserve alguns) e envolva. Regue com a água e deixe ferver durante 15 minutos.
9. Retire a sapateira e escolha a carne. Reserve. Adicione a farinha, dissolvida num pouco de água fria, ao preparado, mexa e deixe cozinhar até engrossar um pouco. Retire do lume, triture com a varinha mágica e passe pelo passador. Adicione a carne da sapateira ao creme e reserve.
10. Frite os ravioli em azeite bem quente e sirva-os sobre o creme. Decore com as folhas de coentros e aros da malagueta reservados.
3 - Creme de sapateira em crosta de massa folhada
Este creme de sapateira é um prato feito de detalhes: a combinação de vários ingredientes confere ao creme um sabor intenso e a massa folhada uma textura inesperada. Ideal para ocasiões especiais.
Ingredientes
· 150 g cebola
· 4 dente alho
· 100 g alho-francês
· 50 g aipo
· 2 c. sopa azeite
· 800 g sapateira
· 0,4 dl aguardente velha
· 1 dl vinho branco
· qb coentros
· 50 g farinha de trigo
· 250 g tomate em rama
· 150 g polpa de tomate
· 1 malagueta vermelha
· 1,2 l água
· 2 c. sobremesa sal
· 150 g cenouras
· 150 g courgette
· 300 g massa folhada
· 1 ovo M
Preparação
1. Coloque num tacho com azeite quente a cebola, os alhos, o alho-francês e o aipo, previamente laminados, e a sapateira em pedaços.
2. Salteie até os legumes adquirirem uma cor acastanhada. Refresque com a aguardente e o vinho branco e adicione os pés dos coentros (reserve as folhas), previamente picados.
3. Acrescente a farinha, a polpa de tomate e o tomate fresco, cortado em cubos, e a malagueta em rodelas, ambos limpos de sementes. Adicione a água e ferva durante 30 minutos.
4. Retire a sapateira e triture o caldo e os legumes com a varinha mágica.
5. Passe o creme pelo passador e volte a colocá-lo ao lume. Tempere com metade do sal, junte a cenoura e a courgette cortadas em cubos muito pequenos e cozinhe em lume brando mais 10 minutos. Pré aqueça o forno a 175ºC.
6. Retire a carne da sapateira, desfie-a e distribua-a pelas taças de servir, polvilhando com as folhas de coentros picadas reservadas.
7. Retifique os temperos do creme com o restante sal e reparta-o, ainda quente, pelas taças, que deverá forrar com rodelas finas de massa folhada (tenha cuidado para não tocar no creme).
8. Pincele a massa com o ovo, previamente batido, e leve ao forno até estar dourada. Retire e sirva de imediato.
4 - Creme de navalheira com marisco
Sinta-se um verdadeiro Chef em sua casa e prepare este creme de navalheira servido com tártaro de lingueirão e berbigão. Uma receita de arregalar a vista!
Ingredientes para o tártaro
· 0,5 kg lingueirão
· 0,5 kg berbigão
· 1 dl vinho branco
· 1 dente de alho
· 100 g tomate alongado
· 50 g chalotas
· 60 g pimento assado
· 1 c. sopa azeite
· 3 c. sopa mostarda com sementes
· 10 g cebolinho
· 1 c. sobremesa vinagre
· 1 c. sopa sal grosso
· qb pimenta de moinho
· 2 pãezinhos tostados Sabores mediterrânicos
· ½ emb. rúcula
Ingredientes para o creme
· 1 c. sopa azeite
· 1 dente de alho
· ½ cebola
· 50 g alho-francês
· 10 g aipo
· 0,5 dl brandy
· 0,5 dl vinho branco
· 2 navalheiras
· 80 g polpa de tomate
· 40 g farinha de trigo
· 1,5 l água
· 1 c. sopa sal
· qb coentros
Preparação
1. Para o tártaro, comece por lavar muito bem os bivalves. Coloque-os num tacho e leve ao lume, tapado, 2 a 3 minutos, com o vinho branco e um dente de alho. Retire os bivalves, escolha o miolo e reserve o caldo.
2. Limpe o tomate de sementes (reserve-as), corte-o em cubos e reserve. Pique as chalotas descascadas, corte o pimento assado em cubos e reserve.
3. Num recipiente redondo junte o lingueirão cortado em cubos e o miolo do berbigão. Adicione o tomate, as chalotas e os pimentos reservados, o azeite, a mostarda e o cebolinho picado (reserve algum).
4. Tempere com o vinagre, o sal e um pouco de pimenta e envolva bem. Reserve no frigorífico.
5. Prepare o creme, colocando numa panela o azeite, o alho esmagado e a cebola picada. Deixe refogar, adicione o alho-francês e o aipo em rodelas e refogue mais um pouco.
6. Refresque com o brandy e o vinho branco e junte as navalheiras, partindo-as com uma colher. Deixe cozinhar tapado, cerca de 10 a 15 minutos, em lume brando.
7. Adicione ao preparado a polpa de tomate e a farinha, mexa bem e junte a água, mexendo de novo para envolver.
8. Tempere com o sal e deixe ferver lentamente cerca de 5 minutos. Mexa de vez em quando, para evitar queimar. Retire do lume, junte os coentros e passe o creme pelo passador.
9. Coloque o tártaro no fundo do prato ou taça e decore-o com a rúcula.
10. Disponha sobre ele pedaços de tosta e, em seguida, verta à volta o creme de navalheira ainda quente.
5 - Arroz de marisco
Com apenas oito ingredientes este arroz de marisco é cremoso, saboroso e fácil de fazer. Com a ajuda do preparado de mariscos congelados, a tarefa torna-se ainda mais simples.
Ingredientes
· 800 g preparado de marisco
· 200 g cebola
· 300 g alho-francês
· 3 c. de sopa azeite
· 750 g tomate
· qb coentros
· 1 lt água
· 1 c. de sopa sal
· 250 g arroz carolino
· 1/2 limão
Preparação
1. Retire as delícias do mar do preparado de marisco e reserve-as. Pique a cebola e corte o alho-francês em rodelas. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e o alho-francês e deixe cozinhar cerca de 5 minutos ou até começarem a alourar.
2. Lave o tomate, limpe-o de sementes e corte-o em pedaços. Pique os pés de um molho de coentros. Junte o tomate e os pés dos coentros picados aos legumes, tape e cozinhe em lume brando cerca de 10 minutos.
3. Noutro tacho, ferva a água temperada com o sal e introduza o preparado de mariscos. Deixe ferver 2 minutos e coe os mariscos.
4. Deite o caldo da cozedura sobre os legumes, mexa e assim que retomar fervura, introduza o arroz. Volte a mexer e cozinhe, tapado e em lume moderado a brando, durante 15 minutos.
5. Retire os camarões com casca, os mexilhões e as amêijoas e junte-os às delícias do mar reservadas. Adicione os restantes mariscos ao arroz no final da cozedura, mexa e retire do lume.
6. Junte uma mão-cheia de folhas de coentros e regue com o sumo do limão. Enfeite com os mariscos reservados e sirva de imediato.
6 - Caldo de marisco
Este caldo de marisco e peixe é um excelente prato principal de uma refeição mais chique e é simplesmente magnífico, porque os sabores combinam na perfeição e o caldo faz com que sobressaiam.
Ingredientes
· 600 g cantaril inteiro
· 200 g camarão 30/40 inteiro
· 8 mexilhões com casca
· 600 g robalo inteiro
· 400 g batatas
· 100 ml vinho branco
· 500 g cenouras
· qb açafrão
· 500 g alho-francês
· 500 g courgettes
· qb cebolinho
· 1 c. de sopa sal grosso
· 50 g cebola
· 2 dentes de alho
Preparação
1. Limpe os peixes e retire-lhes os filetes, reservando as espinhas e as cabeças ou peça na peixaria para os prepararem. Descasque o camarão, retire-lhe a cabeça e as tripas, mantendo o último anel e a cauda.
2. Lave bem as espinhas e as cabeças, coloque-as numa panela com água e leve a lume brando.
3. Adicione a cebola, os dentes de alho e o vinho branco e deixe cozinhar lentamente durante 15 minutos.
4. Retire do lume, passe o caldo pelo passador e divida-o em 2 partes, temperando com o sal grosso.
5. Corte as cenouras, as courgettes e as batatas em cubos pequenos e o alho-francês em troços.
6. Adicione os legumes a uma das porções do caldo reservadas (primeiro as cenouras, depois as batatas, o alho-francês e as courgettes). Deixe cozinhar até estarem macios.
7. No restante caldo reservado, coza durante 5 minutos os filetes dos peixes, o camarão e o mexilhão.
8. Retire as iguarias e reserve o caldo. Retire os legumes e coloque-os no fundo de uma terrina. Misture os dois caldos, aromatize com o açafrão e adicione aos legumes.
9. Decore com cebolinho picado, açafrão e alho-francês e sirva a acompanhar o peixe e os mariscos.
7 - Arroz de lagosta com camarão e amêijoa
O arroz de marisco é um prato muito apreciado pelos portugueses. Malandrinho, com bastante caldo, poucos são os que lhe resistem. Experimente esta versão com lagosta, camarão e amêijoa.
Ingredientes
· 1,2 kg lagosta viva
· qb sal
· 9 c. de sopa azeite
· 3 dentes alho
· 1 cebola
· 2 folhas de louro
· 12 camarão cal. 30/40
· 2 dl vinho verde loureiro
· 1 pimento vermelho
· ½ pimento verde
· ½ dl brandy
· 4 tomate maduro com rama
· 300 g arroz carolino
· 1 malagueta vermelha
· 400 g amêijoa preta
· ½ molho de coentros
Preparação
1. Num tacho largo, leve ao lume a lagosta, enrolada com um fio, com água e duas colheres de sopa de sal. Deixe cozinhar durante 12 minutos.
2. Retire a lagosta, corte a cabeça e abra-a ao meio. Reserve.
3. Com a ajuda de uma tesoura, retire o lombo da lagosta. Reserve.
4. Adicione as cascas e a cabeça ao caldo, deixando ferver durante 10 a 15 minutos.
5. Num tacho largo, refogue em azeite o alho e a cebola finamente picados, junte as folhas de louro e salteie até murcharem. Introduza os camarões e braseie durante 2 a 3 minutos. Retire e reserve.
6. Regue o refogado com o vinho, adicione os pimentos em pequenos cubos. Deixe saltear um pouco, até começarem a murchar, refresque com o brandy e junte o tomate em cubos pequenos.
7. Deixe refogar 10 minutos e adicione o arroz. Envolva bem, junte 1,25 dl do caldo da cozedura da lagosta e deixe cozinhar durante 10 minutos.
8. Acrescente o camarão (reserve alguns para decorar), polvilhe com a malagueta laminada, limpa de sementes, e deixe cozinhar mais 3 minutos.
9. Junte então a lagosta em medalhões e as amêijoas, baixe o lume para o mínimo, tape o tacho e deixe cozinhar 6 minutos até o arroz abrir. Se necessário, rectifique o sal.
10. Sirva polvilhado com coentros picados e com os camarões reservados
Estas são 7 maravilhosas receitas com marisco que temos a certeza que vai querer experimentar. Claro está que a grande maioria apenas deve ser confecionada em dias mais especiais, já que não são receitas simples ou económicas.
Mas, temos a certeza que as irá adorar.