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Formas de reclamar para fazer valer os seus direitos

Quem nunca reclamou sobre determinado assunto ou situação que ficou um pouco (ou muito) aquém das suas expectativas iniciais?

A verdade é que provavelmente todos nós em alguma altura da vida já ponderamos em várias formas de reclamar para fazer valer os nossos direitos.

Contudo, se é uma pessoa que já pensou em fazê-lo, mas não sabe ao certo qual é a melhor opção, hoje iremos ajudá-lo.

Se ainda acha que não vale a pena fazer uma reclamação “oficial” fique a saber que está enganado. Perceba tudo de seguida.

Formas de reclamar e fazer valer os seus direitos

Todos nós precisamos por vezes de reclamar. Provavelmente muitas vezes até reclamamos da boca para fora, mas quando chega a hora H e é necessário realmente fazer algo, tudo cai em saco roto.

Assim sendo, é importante ter em mente o ditado “Quem não chora, não mama”, por isso, se quer fazer valer os seus direitos, acredite que muito provavelmente terá de reclamar para ter sucesso.

Assim sendo, saiba que quando quiser apresentar uma reclamação, deve em primeira instância tentar fazê-lo junto da respetiva entidade (seja ela qual for), através das linhas de apoio ou nos locais físicos.

Contudo, é importante perceber que nem sempre vai ser simples chegar a quem de direito, e que tenha efetivamente autoridade para resolver o seu problema. Se não conseguir apresentar reclamação através destas formas de reclamar, poderá sempre fazê-lo junto ao provedor do cliente ou em comunicação direta com o conselho de administração.

No caso de não obter qualquer tipo de feedback desta forma, pode e deve recorrer a outras formas de reclamar como é o caso do livro de reclamações (na versão física na loja ou na versão virtual) e reclamar nas respetivas redes sociais (já que devido à elevada exposição, muitas vezes a resposta torna-se mais célere).

Em último caso, uma boa aposta é apresentar uma reclamação na plataforma de reclamações da DECO. Nesta plataforma pode submeter uma reclamação que vai ser encaminhada diretamente para uma entidade conjuntamente com todos os documentos que sejam relevantes para o caso. Uma das principais vantagens é que tem a possibilidade de tornar a sua reclamação pública, o que ajuda obviamente a colocar alguma pressão na empresa contra quem está a reclamar.

Para os casos com resolução mais complicada pode ainda contar com a ajuda dos juristas da DECO, caso seja ou se torne associado.

É ainda importante frisar, que mesmo que tenha toda a razão do mundo, é importante ter algum cuidado na forma como realiza a redação das suas reclamações.

O melhor é sempre cingir-se aos factos, e sempre que possível os mesmos devem estar assentes em provas documentais. Nas reclamações deve evitar tecer considerações subjetivas, que possam ser consideradas difamatórias, injuriosas ou caluniosas, quer sobre entidades quer sobre pessoas individuais.

Agora que já sabe formas de reclamar para fazer valer os seus direitos, está na hora de verificar se tem ou não alguma reclamação pendente.

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