Poupanças com o Crédito Consolidado – Será que é possível?
Cada vez mais as famílias optam pelo crédito consolidado de forma a conseguirem obter mensalmente diversas poupanças que lhes permitem organizar um pouco mais a sua vida financeira.
No entanto, a verdade é que são ainda imensas as pessoas que não sabem ao certo o que é este produto financeiro, quais as suas vantagens e como é que o mesmo permite poupanças mensais na ordem máxima dos 60%.
Hoje iremos explicar-lhe tudo, para que possa ponderar esta alternativa para si.
Crédito consolidado – Do que se trata afinal?
De forma simples, um crédito consolidado não é nada mais do que juntar todos os créditos que tem (com exceção daqueles que já foram anteriormente renegociados) num único crédito, com novos prazos de pagamento e taxas de juro que podem ser bastante mais baixas do que as que tem atualmente.
Embora a grande maioria das famílias possa recorrer a este produto financeiro para colocar as suas finanças em ordem e poupar algum dinheiro, é importante que saiba que existem alguns fatores que podem levar um banco ou entidade financeira a negar-lhe a atribuição do mesmo.
De forma geral os mesmos são os seguintes:
· Processos mal escritos – Quem escreve um processo de consolidação de crédito, precisa ter em conta que o caso tem de ser vendido aos bancos da melhor forma possível. A verdade é que é comum que os pedidos de consolidação de crédito sejam negados simplesmente porque o pedido junto das instituições financeiras não tinha a qualidade necessária para a aprovação. Além de uma apresentação de qualidade, deve escolher convenientemente a entidade a quem vai solicitar o crédito consolidado, pois nem todos o sabem e podem fazê-lo.
· Incidentes bancários – Esta é outra questão preponderante para a aprovação de um crédito consolidado. Assim sendo, se tiver tido algum tipo de incidente bancário (ou seja, se tiver o nome no banco de Portugal por atrasos no pagamento, dívidas abatidas ao ativo ou crédito em litigio) nenhum banco nem entidade financeira poderá fornecer-lhe a consolidação de créditos.
· Taxa de esforço elevada – Embora possa parecer um contrassenso, a verdade é que quem tem uma taxa de esforço extremamente elevada pode não conseguir consolidar os créditos mesmo que seja um cliente ideal. A verdade é que quem pretende a aquisição de um crédito consolidado tem como principal intuito baixar o valor mensal das prestações que paga devido aos diversos créditos que tem a decorrer. Nestes casos até poderá até ser viável a realização da consolidação, mas a banca poderá não querer assumir o risco.
Quais os principais objetivos do crédito consolidado
A verdade é que existem dezenas de pessoas que não se importam de mensalmente gastar mais de 40% ou 50% do seu ordenado para pagar os créditos que foram sendo adquiridos para a compra dos mais diversos produtos para o lar ou até mesmo de um carro novo.
Contudo, se tiver um dos seguintes objetivos a consolidação de créditos pode ser uma alternativa bastante viável.
· Reduzir as mensalidades – Permite-lhe diminuir de forma drástica os valores mensais que gasta com créditos;
· Financiar um novo projeto – A verdade é que é possível que ao consolidar um crédito, lhe seja atribuído um novo montante (se precisar do mesmo) para poder utilizar para alguma necessidade que tenha. De forma simples, permite-lhe desenvolver um novo projeto que de outra forma não iria ter acesso.
· Simplificar gestão de pagamentos – Se já se perdeu nos dias em que os créditos são debitados da sua conta e gostava que fosse tudo debitado de uma única vez, esta é a melhor solução, sendo que por norma os valores são debitados a dia 1 de cada mês;
· Construir uma poupança mensal – Quando os valores pagos de créditos equivalem muitas vezes a metade do valor mensal disponível para um agregado familiar, torna-se complicado a criação de uma poupança mensal. Com um crédito consolidado, vai poder começar desde já a colocar algum dinheiro de parte (devido à redução do valor das prestações – que pode chegar facilmente aos 60%).
Principais vantagens de consolidar os seus créditos numa única prestação
Existem diversas vantagens associadas a este tipo de produto financeiro, sendo as principais as seguintes:
· Juntar todos os créditos que tem num único empréstimo;
· Redução das mensalidades;
· Gestão mais simplificada do orçamento familiar mensal;
· Aumento do poder de compra;
· Passa a ter m único interlocutor para o seu processo;
· Não necessita de mudar de banco;
· Aumento do prazo de pagamento.
Esta acaba por ser a solução é ideal para todas as famílias (e pessoas singulares) que se vejam mensalmente com uma taxa de esforço igual ou superior a 40%, e que pretendam reduzir o valor mensal que pagam de créditos, organizando desta forma as suas finanças pessoais.
As reduções podem chegar aos 60% em casos onde os valores mensais de crédito ultrapassam os 1.000€, assim sendo, é importante que tome rédeas das sus finanças antes de entrar em incumprimento, pois nessa altura será muito mais complicado fazê-lo (e nenhum banco o irá fazer se já estiver em incumprimento).
Como vê, é possível obter poupanças bastante significativas com o crédito consolidado. Desta forma, em caso de estar a ponderar esta opção, solicite-nos um contacto que poderemos encarregar-nos de analisar e dar seguimento ao seu pedido.
Qualquer esclarecimento adicional que necessite, poderá também contactar-nos.