10 trabalhos remunerados que pode fazer este verão
O verão é a altura em que milhares de pessoas aproveitam para conseguir fazer alguns trabalhos remunerados que lhe permitem gerar algumas poupanças ou mesmo ter dinheiro para poderem usufruir de algum tempo de férias sem terem de se preocupar.
Contudo, a verdade é que existem dezenas de trabalhos que podem ser realizados e que a grande maioria das pessoas desconhece.
Hoje iremos dar-lhe uma lista abrangente de trabalhos remunerados que poderá fazer não só durante o verão, como também durante todo o ano. Conheça-as de seguida.
Trabalhos remunerados – 10 ideias para ganhar dinheiro
São muitas as pessoas que querem ganhar algum dinheiro extra e optam por diversos tipos de trabalho que não envolvam custos ou necessidade de grandes deslocações.
Conheça de seguida alguns desses trabalhos.
1 – Venda produtos online
Existem sites que lhe permitem importar diversos produtos da China ou de países cuja mão de obra é bastante barata.
Embora tipo de negócio requeira algum investimento inicial, só tem de mandar vir os produtos de sites (como AliExpress, Ebay…) e colocar à venda em blogues e páginas do Facebook.
Pode mandar vir roupa, gadgets, acessórios, calçado… enfim, tudo aquilo que precisa. Uma vantagem, é que a margem de lucro fica ao seu critério.
Contudo, é importante que tenha sempre em conta, que a mercadoria importada poderá ficar eventualmente presa na alfândega e o custo do desalfandegamento poderá não ser muito simpático.
2 – Venda fotografias
Existem imensos bancos de imagens (Shutterstock, iStock, GraphicStock…) onde pode ver a sua arte exposta a troco de dinheiro.
Podem ser paisagens, espaços abandonados, imagens abstratas, frutos, objetos… enfim, pode ser qualquer tipo de fotografia desde que sejam autorizadas pelos mesmos.
Contudo, tenha em conta que os requisitos de acesso a estes sites são por norma bastante exigentes.
Por isso, se ainda está numa fase inicial, existem algumas alternativas menos rigorosas (como é o caso da Fotolia e Dreamstime). No entanto, este é daqueles trabalhos remunerados em que pode juntar o útil ao agradável (ou seja, fazer algo que gosta e ainda ser pago para isso).
3 – Workshops online
Se é daquelas pessoas que tem conhecimentos aprofundados de maquilhagem, cabelo, yoga, marketing, programação ou alimentação, saiba que pode transformar os mesmos num trabalho remunerado.
Pois bem, aposte nessa área e faça workshops online sobre qualquer tema que efetivamente domine.
A Udemy por exemplo, é uma plataforma onde pode criar um curso numa área da sua especialidade e partilhar os seus conhecimentos com milhões de pessoas por todo o mundo (ou seja, tem uma audiência bastante abrangente).
Pode ainda optar por criar um blog e partilhar vídeos ou textos informativos, e se tudo correr bem, pode mais tarde começar a fazer workshops que sejam pagos.
4 – Seja um hacker remunerado
Gosta de hackear site? Tem jeito para descobrir vulnerabilidades nos sistemas ou softwares? Pois bem, torne esse hobbie num trabalho remunerado.
Sites como HackerOne, Bugcrowd e Synack divulgam programas criados por empresas internacionais que pagam (e bastante bem) a quem encontrar bugs (ou seja, falhas) nos mesmos.
De forma simples, estas empresas pedem a hackers para os atacarem para conseguirem perceber quais são as vulnerabilidades dos seus sistemas, de forma a que possam corrigir as mesmas.
Assim sendo, se for informático, esta é uma boa forma de juntar útil ao agradável.
5 – Explicações (online ou presenciais)
Dar explicações online é uma boa forma de arranjar alguns trabalhos remunerados. Pode criar vídeos para o Youtube a explicar a matéria de forma simples, ou pode inscrever-se em sites e plataformas criadas para esse mesmo efeito.
Nestes sites, pode tirar dúvidas de mais de 300 disciplinas, de todos os níveis de ensino e sem uma mensalidade fixa, uma vez que as mesmas são pagas ao minuto (se for realmente bom em algo, acredite que poderá ganhar muito dinheiro).
6 – Seja uma assistente virtual
Embora esta seja uma função ainda pouco utilizada em Portugal, a mesma é imensamente apreciada em diversos países.
A mesma consiste em tratar da agenda dos seus clientes, marcar e desmarcar reuniões, resolver eventuais problemas e lidar com as exigências de cada um (tudo isto de forma remota).
É ideal para conciliar com outro trabalho que tenha e ainda obter mais algum dinheiro, pois pode tratar de tudo através de um portátil ou smartphone.
7 – Inscreva-se numa plataforma de serviços
Aproveite a moda do Marketplace digital e inscreva-se numa plataforma de serviços conseguindo assim alguns trabalhos remunerados.
Quer mostrar a sua cidade a turistas? Existem diversas agências de turismo a recrutar pessoas a part time para esse efeito.
Percebe de canalização, informática ou marketing? O Zaask pode ser uma alternativa para encontrar trabalhos nessas áreas (embora tenha inicialmente de fazer um investimento para poder licitar).
É médico e gostava de fazer algumas horas extra? A Knok pode ser a opção certa para si.
A verdade é que apenas tem de investigar e arriscar-se, pois é muito simples encontrar trabalhos remunerados para fazer no verão (ou em qualquer altura do ano).
8 – Crie aplicação para smartphones
Quase que é possível contar pelos dedos o número de pessoas que hoje em dia não têm pelo menos um smartphone. A verdade é que a criação de aplicações para telemóveis é sem dúvida um dos negócios ais lucrativos dos dias de hoje e que pode implementar a partir de casa.
Quem domina a área da programação e das novas tecnologias, com mais alguma criatividade à mistura pode ganhar imenso dinheiro com pouco trabalho (isto claro está, se a aplicação se tornar um sucesso de downloads).
Este é outro tipo de trabalhos remunerados que pode fazer nas suas horas vagas e que lhe vai permitir ganhar algum dinheiro.
9 – Ser Youtuber
Pois bem, a verdade é que o Youtube pode ser uma fonte inesgotável de dinheiro nos dias que correm, pois, as pessoas optam por ver cada vez mais filmes e vídeos online do que na própria televisão.
Salientamos que não precisa de grande investimento (um telemóvel com uma boa camara de filmar é suficiente, pelo menos numa primeira fase) para que consiga lucrar com este negócio.
Existem em Portugal imensos youtubers de sucesso (como é o caso do Wuant, SirKazzio…) que conseguem em alguns casos tirar apenas deste site valores mensais que rondam os 10.000€ ou 12.000€.
Contudo, tenha em conta que para obter este tipo de rendimentos através desta rede social vai ter de trabalhar bastante e criar uma comunidade que goste daquilo que faz.
10 – Faça traduções
Embora possa parecer estranho, este é um dos trabalhos remunerados que poderá fazer de forma simples e rápida.
Há cada vez mais gente com pouca paciência e pouco tempo para seja o que for. Traduzir documentos é uma das formas com as quais pode ganhar algum dinheiro sem ter que ocupar muito do seu tempo.
Basta criar uma boa página de apresentação (ou criar algum perfil em sites de freelancers como é o caso do Freelancer.pt ou Workana) e, de preferência provar que é bom no que diz que sabe fazer.
Neste campo, uma boa forma de conquistar clientes pode passar por apresentar algum tipo de certificado de línguas.
Estes são apenas 10 dos vários trabalhos remunerados que poderá fazer este verão para conseguir ganhar algum dinheiro extra para as suas necessidades.
Acredite que o tempo que vai ocupar vai ser pouco e a rentabilidade poderá ser bastante interessante.